Os cupons de desconto são uma forma pela qual os comerciantes conseguem divulgar seus produtos e oferecer descontos para que os clientes comprem em sua loja. Eles podem ter diversos formatos, regras e finalidades conforme os objetivos de cada estabelecimento.
Nesse artigo vamos explicar o que são cupons de desconto e como funcionam.
Histórico
A primeira vez que se teve notícia do uso de cupons de desconto aconteceu em 1887 nos Estados Unidos: a Coca-Cola distribuiu vouchers em revistas que poderiam ser trocados por um refrigerante em stands de venda.
Durante a Grande Depressão americana, na década de 30, o uso de cupons aumentou, especialmente entre pessoas que procuravam cereais e outros produtos que estavam em falta no mercado.
A partir das décadas de 40 e 50 grandes redes de supermercado e lojas de eletrodomésticos passaram a usar cupons de desconto de forma mais usual, atingindo o ápice da popularidade do modelo na década de 60.
No Brasil, a cultura de usar cupons de desconto não vingou pelas altas taxas de inflação, especialmente nos anos 80, que não permitiam esse tipo de promoção, com o cenário mudando somente a partir da década de 90 através do comércio eletrônico.
Como funcionam
Atualmente, os cupons de desconto são muito utilizados por lojas on-line e funcionam através de senhas secretas que devem ser inseridas antes da finalização da compra para a obtenção do desconto. Essas senhas podem ser digitadas ou coladas em um campo específico para isso.
Benefícios
Para o cliente, o benefício é o mais óbvio: comprar produtos com uma margem de desconto. Além do benefício direto de gastar menos, também há benefícios indiretos como a sensação de bem estar da realização da compra e de estar pagando menos por algo que precisava ou queria. Esses sentimentos ajudam na melhor percepção da marca e tendem a fidelizar o consumidor.
Para a empresa existem muitos benefícios. Veja abaixo:
1. Atração de Novos Clientes
Oferecer descontos para uma primeira compra é uma ótima estratégia para a aquisição de novos clientes. Um cupom de desconto facilita o processo da finalização da compra.
2. Fidelização de Clientes
Manter o cliente fiel à sua marca costuma ser mais barato do que adquirir novos clientes. Criar campanhas para os atuais consumidores da sua loja tende a mantê-los ativos e estimula o gasto recorrente.
3. Diversidade de Estratégias de Vendas
Você pode ter diversas campanhas ativas com diferentes cupons válidos ao mesmo tempo. O controle costuma ser simples e você está dando atenção a diferentes perfis de clientes e a diferentes estratégias do seu negócio.
4. Movimentação do Estoque
Você pode oferecer cupons de desconto para desencalhar determinados produtos do estoque ou mesmo para estimular mais compras e/ou aumento do ticket médio.
5. Informações para Estratégias Assertivas
Em troca dos cupons de desconto, você pode conseguir dados do seu cliente, como nome, email, endereço, preferências de compra e até mesmo rodar pesquisas com seu público. Com essas informações, você saberá melhor o que seu cliente busca e poderá ser mais assertivo nas suas estratégias de vendas.
6. Diminuição do Abandono de Carrinho
Muitos clientes quase finalizam a compra mas desistem no último momento. Oferecer um cupom de desconto para aqueles clientes que chegaram no “quase” pode ajudar o consumidor a rever a posição anterior e finalizar sua compra.
Os cupons de desconto podem servir de estímulo aos clientes para a finalização de uma compra, assim como podem servir como diferentes estratégias para as lojas. O que é consenso é que são ótimos tanto para o consumidor quanto para os lojistas. Aproveite melhor seu dinheiro usando os cupons de desconto ou adotando-os em suas estratégias de vendas.
Saiba mais sobre a SaveCash e aproveite tudo que podemos fazer por você. Baixe nosso app.
Quero para meu negócio. Clique aqui.
Seja um voluntário e ajude a impactar a sociedade. Clique aqui.
Transformar seu conhecimento, esforços e talento em um legado! Acesse agora nosso site e venha conosco ser um Saver!
Fonte(s): Promobit, E-commerce Brasil e Wikipédia.
Imagem(ns): @belart84/unsplash e @daniel_von_appen/unsplash.