Cashback quer dizer literalmente “dinheiro de volta”. O usuário recebe uma parte do valor da compra para utilizar em uma compra futura ou em dinheiro na sua conta corrente, variando conforme o estabelecimento e o programa utilizado.
Nesse artigo vamos aprender como surgiu o cashback e quais seus benefícios, tanto para o consumidor quanto para as empresas.
Como surgiu o cashback?
O cashback surgiu nos Estados Unidos em 1998 a partir de uma iniciativa da empresa Ebates. É muito utilizado nos EUA e no Reino Unido como programas para recompensar usuários de cartão de crédito, incentivá-los a consumir mais e para fidelizar esses clientes a uma só bandeira de cartões. Esses programas são chamados de cashback reward programs e existem até hoje.
Ainda nos EUA, na década de 90 a porcentagem do dinheiro que retorna ao cliente foi aumentada para 5% para algumas lojas específicas, como mercearias, farmácias e postos de combustível, o que fez essa prática se tornar ainda mais popular. Anteriormente essa porcentagem ficava abaixo de 1%.
Quais os benefícios do cashback para o consumidor?
O maior benefício para o consumidor, sem dúvida, é a economia: receber uma parte do valor pago em cada compra, mesmo que pequeno, é uma forma de economizar na aquisição de um produto ou serviço, mesmo que você só possa desfrutar desse valor em uma compra futura.
Outro benefício que pode ser aproveitado é o sistema de cashback ser utilizado por diferentes estabelecimentos, o que proporciona ao cliente a escolha de onde ele irá gastar o valor retornado no cashback.
Quais os benefícios do cashback para as empresas?
Para as empresas os benefícios são ainda maiores. Confira a seguir:
1. Fidelização de Clientes
Utilizar o cashback como forma de fidelizar os clientes é uma grande estratégia: o consumidor vê um benefício real e tende a comprar novamente no mesmo local.
Como há um desconto, a tendência é de que o cliente gaste um pouco mais, aumentando o ticket médio da empresa e as taxas de recompra.
2. Atração de Novos Clientes
Os clientes atuais podem recomendar a loja em que compram para diversas pessoas divulgando o benefício do cashback ofertado por aquele estabelecimento.
Além disso, se a empresa fizer parte de uma plataforma de cashback, sua marca é exposta para mais pessoas e por consequência há o aumento da base de clientes.
3. Ganho de Visibilidade da Marca
Programas de fidelização costumam ter um público próprio, fiel e com uma grande base de clientes.
Há também a possibilidade do aumento da porcentagem que retorna como cashback em ocasiões especiais, ampliando a divulgação e tornando a marca ainda mais conhecida.
São muitos os benefícios do cashback
Agora que você já sabe o que é cashback e quais são seus benefícios, saiba que existe uma plataforma que, além de devolver parte do dinheiro para o consumidor e servir como ferramenta de marketing e fidelização para as empresas, ainda ajuda o comércio local e instituições de caridade.
É o cashback+social indo além do óbvio e contribuindo para a criação de uma sociedade mais justa e um comércio mais consciente.
Saiba mais sobre a SaveCash e aproveite tudo que podemos fazer por você. Baixe nosso app.
Quero para meu negócio. Clique aqui.
Seja um voluntário e ajude a impactar a sociedade. Clique aqui.
Transformar seu conhecimento, esforços e talento em um legado! Acesse agora nosso site e venha conosco ser um Saver!
Fonte(s): Neil Patel, Wikipedia e Gerencianet
Imagem(ns): @iamconnorrm/nappy e @christiannkoepke/unslash