O promotor de vendas é o profissional de extrema importância no processo comercial e com total influência sobre os resultados de uma empresa. É ele que vai a campo para realizar as estratégias planejadas pelo back-office e levar a imagem da empresa para o cliente.
A atividade, no entanto, vista como simples de realizar, acaba se tornando a porta de entrada para grandes empresas. Mas não se engane! Bons promotores são difíceis de encontrar e por isso, muito valorizados. Assim, não é raro conhecer Diretores e CEOs de grandes corporações que iniciaram suas carreiras na área de vendas.
Se você se identificou e procura uma profissão para se desenvolver, ou ainda quer dicas para se destacar como promotor de vendas, fique aqui que nós vamos te ajudar.
O que faz um Promotor de Vendas
O Promotor de vendas é o profissional responsável, não só por desenvolver estratégias de vendas, como também administrar o contato com os clientes a fim de fechar negócios. Ele pode ainda, agendar visitas no PDV (ponto de venda) para promover os produtos e serviços, e auxiliar o gerente de vendas e operadores com quaisquer dúvidas que venham a ter.
Dentre as principais características para ser um bom promotor de vendas, estão a organização, proatividade e responsabilidade.
Lembrando que não é preciso uma formação específica para ser promotor, mas para se destacar o profissional pode contar com ajuda de cursos e treinamentos. Aqueles que se esforçam, têm grandes chances de alcançar sucesso financeiro e profissional.
Promotor de vendas saiba como se destacar
Por ser uma profissão com poucas exigências técnicas, o cargo de promotor de vendas possui uma grande concorrência. Se você está participando de alguma seleção e deseja se destacar, fique de olho nessas dicas.
Seja um bom ouvinte
Mais que falar e expor seu produto, o bom promotor de vendas deve saber ouvir. É ouvindo que você vai entender a dor do seu cliente e assim oferecer a solução ideal para o seu problema. De nada adianta falar por horas de um serviço, produto ou funcionalidade que não faz sentido para ele. Lembre-se: cada cliente é único e possui uma necessidade específica.
Além disso, é ouvindo que você poderá identificar falhas ou mesmo melhorias para o seu produto. Não perca esta oportunidade de contribuir para o crescimento da empresa e consequentemente o seu!
Acredite no seu produto
A primeira abordagem do promotor de vendas é a de defender um determinado produto ou marca. A melhor maneira de fazer isso é acreditar de verdade que ela é a melhor opção para resolver o problema do seu cliente.
Pesquise sobre o que está vendendo, fale com seu superior, esclareça todas as suas dúvidas e esteja seguro que pode defendê-lo!
Seja organizado
Se você não é, precisa aprender a ser. A organização deve ser sua aliada na hora de planejar a data, horário e rota das suas visitas. É inaceitável um promotor de vendas que se atrasa para um compromisso. Se for preciso, faça o uso de ferramentas e aplicativos para registrar as informações e assim não perder nenhum detalhe importante do seu cliente.
Seja criativo
Nem todas as pessoas entendem e assimilam as informações da mesma forma, por isso é importante ser criativo na hora de expor o seu produto ou solução. Promotores criativos tendem a vender mais. Mas atenção: isso só é possível quando se entende e conhece bem a empresa e o que está vendendo. Não tenha medo de fazer perguntas e esclareça todas as dúvidas, para conseguir explorar sua criatividade.
Estude e aprimore-se
São muitas as técnicas de vendas disponíveis no mercado e é preciso disposição para aprender e se aprimorar.
Fique atento às tendências de marketing e as oportunidades oferecidas pelas empresas ou seu empregador. Tenha certeza que esta é uma profissão que exige constante aprendizado.
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