A SaveCash vai te ajudar a entender e dar dicas para praticar o consumo local, afinal um dos seus ideais é fortalecer o comércio, criando oportunidades de trabalho e deixando os bairros mais vivos. Quando se compra na vizinhança, temos também menos tempo de deslocamento e redução dos custos logísticos, criando um ciclo inesgotável de consumo e consolidação de boas práticas locais – tão urgentes neste período de pandemia.
A SaveCash selecionou seis dicas para que você pratique ou intensifique o consumo local.
Dicas para praticar o comércio local
1- Cheque rótulo e etiquetas
Sempre que for adquirir um produto, veja os rótulos e etiquetas. Descubra se o item foi fabricado na sua cidade, no seu estado, no seu país. Quanto mais próxima de você é a produção ou a comercialização, maiores são as chances de que haja um retorno econômico e social contundente no seu entorno.
2- Dê preferência ao comércio e prestadores de serviços perto de você
Realizar compras no seu bairro ou próximo dos locais onde você já transita gera benefícios ambientais e de mobilidade. Com menores distâncias a serem percorridas, você favorece a utilização de outros modais, que não os automóveis, e possibilita uma menor emissão dos gases causadores do efeito estufa. Além disso, você consegue estabelecer relações amigáveis com os representantes da empresa. Praticar o consumo perto de você é fácil, prático e contribui para um ambiente melhor.
3- Identifique o seu esforço
Identifique e valorize o seu esforço em prol das marcas locais. Abra o armário da sua casa, veja os rótulos e as etiquetas e contabilize o quanto você já contribui para o movimento. Sinta-se parte dessa mudança e note que você pode exercer papel fundamental para a geração de empregos e renda na sua região. E não esqueça de reforçar as suas escolhas locais, praticando ainda mais esse tipo de consumo consciente.
4- Compre de quem está aí
Que tal aumentar os seus gastos semanais com marcas locais em apenas 1% do seu salário? Se considerarmos a média salarial do brasileiro, uma mudança como essa por parte de apenas um milhão de pessoas impactaria os negócios locais em aproximadamente R$ 1 bilhão – valor relevante para iniciar um ciclo virtuoso de desenvolvimento.
5- Converse com colegas, amigos e familiares
Conte sobre o movimento de comprar localmente com colegas de trabalho, amigos e familiares. Certamente, eles vão acrescentar alguma informação relevante à sua prática de consumo local – seja uma reflexão a respeito das relações estabelecidas atualmente ou uma indicação de produto, ou empresa da sua região. Além disso, essa conversa informal ajuda “passar a ideia adiante”. Lembre-se: juntos, podemos fazer a diferença.
6- Use e abuse da SaveCash
A SaveCash é a melhor forma de fazer compras locais. Além de ajudar diversos estabelecimentos, quem compra tem vantagens como o cashback+social e vales dinheiro. É crédito gerado para futuras compras, movimentando a economia local. Divulgando a SaveCash você aumenta esta experiência de compra para outras pessoas e, de quebra, ainda apoia causas sociais ao finalizar uma compra.
Gostou das nossas dicas para praticar o consumo local?
Saiba mais sobre a SaveCash e aproveite tudo que podemos fazer por você. Baixe nosso app.
Quero para meu negócio.
Seja um voluntário e ajude a impactar a sociedade.
Transformar seu conhecimento, esforços e talento em um legado! Acesse agora nosso site e venha conosco ser um Saver!